bb3.jpg

Clínica Médica dr. Ricardo Barini

 

dr. Ricardo Barini

 

FORMAÇÃO ESPECIALIZADA

Graduação em Medicina na UNICAMP entre 1974 e 1979.
Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia entre 1980 e 1982. No 3º ano opcional de treinamento, assumiu a posição de Professor Assistente de Obstetrícia.
Doutoramento em 1989 sob orientação do Dr. Aníbal Faúndes, Professor Titular da UNICAMP.

Programa de Fellowship em Imunologia da Reprodução (Chicago, Illinnois, EUA), sob orientação do Prof. Dr. Alan E. Beer (91-92).

Aprovado em Concurso, em 2003, para Livre-Docência na UNICAMP.
Aprovado para Professor Titular da Disciplina de Obstetrícia em 2014.
Professor Colaborador do Departamento de Tocoginecologia da FCM/UNICAMP desde 2016, após aposentadoria como Professor Titular.

ESTÁGIOS EM MEDICINA FETAL

Queen Charlote's Maternity Hospital (Londres), sob orientação do Dr. Charles Rodeck, 1986.
Fetal Assessment Unit (Winnipeg, Canadá), sob orientação do Dr. Frank Manning, 1992.
Estágio em Reprodução Humana
Assisted Reproduction and Gynecology Center, Londres, Inglaterra, 2018
Curso de Atualização em Reprodução Assistida
A.R.T. Update, Ferty School, Roma, 2018
Médico Associado da Androfert, Clínica de Fertilidade em Campinas, desde 1998.

Concluído o pós-doutorado em Imunologia da Reprodução na The Chicago Medical School (Illinnois, EUA), iniciamos em 1993, na UNICAMP, o tratamento para mulheres com aborto recorrente, com o apoio do Laboratório de Histocompatibilidade (HLA) do Hemocentro da universidade.

Em paralelo, na clínica particular, o Dr. Barini atendia pacientes que recebiam o tratamento imunológico preparado no Hemocentro. Com a divulgação do método houve grande procura por atendimento, com pessoas se deslocando dos mais diversos pontos do país para receber tratamento em Campinas. O tratamento com a imunização com linfócitos paternos (ILP) foi realizado entre 1993 e 2016, quando recomendações do Conselho Federal de Medicina e da ANVISA solicitaram sua substituição por outras modalidades terapêuticas. Desde então, a investigação e o tratamento imunológico foram modernizados e aprimorados para prover o atendimento de grande parcela de casais que enfrentam dificuldades na concepção e na manutenção da gravidez.

acesse mais informações no curriculum lattes, abaixo

 
liso2Artboard 1 cópia 3@4x-100.jpg
 

livros

Medicina Fetal – Da Embriologia ao Cuidado Neonatal
Organizado pelo ginecologista e obstetra Ricardo Barini, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ele é dirigido a médicos generalistas, estudantes, residentes e outros profissionais da saúde interessados em se informar sobre a malformação e a patologia fetais.

publicações

congressos

 
 
liso2Artboard+1+co%CC%81pia+10%404x-100.jpg
 

Nossas instalações

 

as clínicas

Em CAMPINAS, nossas instalações estão disponíveis para atendimento, tanto na área da reprodução, ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia, como para a coleta de amostras de sangue e administração de medicamentos e infusões intravenosas. Temos disponibilidade para atendimento em Obstetrícia de Alto Risco, com equipamentos de cardiotocografia e ultrassom. Está situada em local de fácil acesso, inclusive para pessoas de outras cidades.

Em SÃO PAULO, a Clínica está sediada na Vila Olímpia, próximo à Rua Funchal. Com estacionamento no subsolo, o edifício está localizado em local privilegiado e de fácil acesso, próximo ao aeroporto de Congonhas e Avenida Juscelino Kubitscheck. Lá, todos os dias, a equipe de Enfermagem atende nossas pacientes para coleta de sangue e administração de infusões. Uma vez por semana, o Dr. Barini desloca-se à capital paulista para atender às consultas agendadas.

 
 
 
 

Rua Antônio Lapa 280, sala 303-308, Cambuí, campinas

 

Rua do Rocio 423, salas 1406-1409, Vila Olímpia, sp

 
 
 
 

assista aos vídeos onde o Dr. Ricardo Barini relata as alterações que foram feitas na investigação e no tratamento imunológico para pacientes com abortamento recorrente e para pacientes com falhas em reprodução assistida.

 
 

vacina do marido

 

trombofilia

bb4.jpg